Rei de Congo

HISTÓRICO DO REI DE CONGO DO MESTRE BEBÉ

O Mestre Bebé como é conhecido por todos na cidade, na região e até no País, vem desenvolvendo ações no meio cultural há vários anos e como ele mesmo diz, é uma cultura de raiz que vem passando de geração a geração. A história do Mestre Bebé está muito ligada ao Grupo de Rei de Congo, grupo este que é conhecido como GRUPO DE REI DE CONGO DO MESTRE BEBÉ, onde o mesmo já foi premiado com prêmios do Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto, o Mestre Bebé participou do 4º Encontro dos Mestres do Mundo realizado em 2008, e tem uma larga história na cultura popular. Um pouco da história vai ser contada abaixo:

A história de vida do grupo é composta das mesmas características da Vida do Mestre, são pessoas simples, culturais, trabalhadores e felizes. O Rei de Congo é um grupo de dança tradicional denominado Grupo de Rei de Congo do Mestre Bebé de Major Sales/RN, 35 componentes do sexo masculino e feminino, distribuídos da seguinte forma: são 07 mulheres, estudantes e residentes no município de Major Sales/RN e 28 homens que compõem os dançarinos e a Banda, todos tem como profissão a agricultura e alguns são também estudantes, nasceram e residem no município. Além de dançar todos são artistas, pois no Grupo do Rei de Congo eles dançam, tocam sanfona, pandeiro e ainda tem deles que são artesãos.

O Grupo do Rei de Congo de Major Sales é oriundo do Rei de Couro uma dança tradicional que era realizada para festejar a Festa de Reis, tendo como Mestre o Sr. José Berto – pai de Seu João Berto, sendo eles, respectivamente avô e pai do atual Mestre Bebé do Rei de Congo de Major Sales/RN.

Conta Seu João Berto (pai do Mestre Bebé): “que a Festa do Reisado começou em 1930 aqui no Sitio cavas, hoje Major Sales/RN, quem fazia a festa era o grupo do Rei de Couro, que começou com o meu pai (Seu José Berto), depois comigo e hoje Bebé está continuando com o Rei de Congo. O Rei de Couro era composto por umas figuras, ou seja, pelos seguintes personagens: o boi, a burrinha, o babau (o babau era a cabeça da caveira de um jumento) a Catirina e seu Anastácio. As figuras eram feitas de madeira enfeitadas de laquê, pintadas com carvão e coladas com grude, andavam fixadas em cangalha dos jumentos. Os dançadores a pé e a cavalo, tocando primeiro em pífano depois tocando violão, zabumba, reco-reco e fole, cantando de improviso assim:

O SENHOR DONO DA CASA/QUE ESTÁ DENTRO SAIA FORA/TRAGA LOGO A SUA ESMOLA/QUE O REI QUER IR EMBORA.

Todos dançavam, com o Grupo do Rei de Couro, nos terreiros principalmente nas noites de lua cheia, brincavam de reisado e dançavam xote e baião até a barra quebrar. Mas a grande apresentação do Rei de Couro era a Festa de Reis no dia 06 de janeiro, no sitio Cavas atualmente Major Sales/RN.

Essa tradição que iniciou na década de 30 do século XX e manteve-se viva até os anos 40, ano em que seu José Berto parou a missão, sendo continuada em 1944 pelo Mestre Raimundinho que veio do Juazeiro do “meu padim Padre Cícero” morar no Sitio Cavas e atualmente é mantida pelo Mestre Bebé, filho de Seu João Berto da Silva, grupo que é composto na maioria de seus integrantes por filhos, netos e sobrinhos do mestre.




Francisco de Assis silva
Mestre bebé



Major Sales/RN, 16 de janeiro de 2012.