Caboclos

HISTÓRICO DOS CABOCLOS DE MAJOR SALES/RN

Os Caboclos-Malhação de Judas são de origem indígena. O primeiro a criar um grupo de Caboclos em nossa região de Major Sales/RN foi o senhor José Berto da Silva, nascido em 1888 natural do Seridó e chegou ao sitio diamantina em 1904, daí em diante se elegeu como um dos maiores mestre na cultura popular porque de tudo sabia um pouco, era boiadeiro contador de historia, gostava de fazer forró de latada em sua residência e convidava toda vizinhança, e nesse embalo todo, durante vinte anos foi sempre bem acolhido por todos dos sítios vizinhos, sempre cultivando a dança e alegria.              
No ano de 1924 ele pensou, vou convidar meus amigos e formar o primeiro grupo e sair brincando nas casas de nossa região, convidou primeiro Zéu o tocador com um fole de oito baixos do sitio canta galo, convidou também Chicó, Severiano, Zé Rafael, Manoel Painha e outros, e juntamente com seus filhos Chico Berto, Antônio Berto e João Berto que batia na zabumba, se preparam uma semana antes da semana santa, e começaram a fazer suas veste com vários adereços, tais como: estopa, cordas de agave, palhas de carnaúbas, palhas de bananeiras, cabaças, fiapos de pano, chocalhos, mascaras de couro de caprino e também de papelão pintado de carvão, na mão usava um bastão com uma bolota de couro ou de meia que ao bater no chão fazia um som de estalo para espantar os cachorros, no domingo de ramos a indumentária estava quase pronta, só faltava o boneco de pano "Judas".
Na segunda feira às cinco horas da tarde todos se reuniam e se vestiam, parecia um bicho e colocava o Judas no meio da cangalha de um jumento com dois caçoares e saia de casa em casa cantando e dançando e pedindo esmola para o jejum e cantava assim.

O senhor dono da casa que estar dentro saia fora/
Traga sua esmola que os caboclos querem ir embora.

Era assim que todos se divertiam durante a semana santa. No sábado de aleluia, dava aquela paradinha, para iniciar a matança do Judas que acontecia sempre no domingo de pascoa pela manhã, todos reunidos a fazer uma grande festa, uns se destinava cuidar do circulo que era feito com cordas amarradas em volta de estacas, e cada estaca tinha o seu enfeite com palha de coqueiro, folha de bananeira e palha de carnaúba. No meio do terreiro, no centro do circulo cavava-se um buraco e colocava um galho de aroeira nova com vários metros de altura com o boneco “Judas” pendurado por uma corda no pescoço, dando a demonstração que ele estava morrendo enforcado. Então, enquanto o Judas ficava na pontinha se balançando, todos os caboclos se aprontavam para atirar, fazer a malhação e derrubar o Judas, e convidava toda vizinhança para participar do tiroteio, que às vezes acontecia de dar cerca 150 tiros até cortar a corda, e quando o boneco caia era estraçalhado imediatamente por todos os caboclos, significando a vingança de quem traiu o nosso salvador Jesus Cristo, enquanto isto, todos os familiares cuidavam da festa, com o maior carinho com um forró de latada até o dia amanhecer.
Dai em diante nunca mais parou, virou a maior tradição em nossa região, no sitio chamado de Cavas, que logo passou a se chamar de vila Cavas e atualmente cidade de Major Sales, que vem se desenvolvendo e trazendo em seu nome a cidade da cultura.
O meu grupo de Caboclo - Malhação de Judas tem o nome os Moleques de Bebé dando continuidade a essa tradição, a turma participa de apresentações e concursos, dançando, cantando, mostrando sua coreografia e musicas criadas pelos os próprios componentes do grupo, destaca-se a musica de autoria das filhas do Mestre Bebé: Monica Izadora da Silva e Perpétua Simone da Silva.

Pisa pisar o pé no chão,
Pisa, pisa com emoção,
Pisa pisar o pé no chão
Esse é os caboclos do sertão...

De autoria de Francisca Ildeglase da Silva e Perpetua Simone da Silva.

Ó meu caboclo chegou hora de malhar,
Pisa no Judas até estraçalhar...

De autoria do Mestre Bebé.

Se tem concurso tô lá,
Quando a malhação é boa
Sem Caboclo assim não dar...

O grupo de Caboclos “Os Moleques de Bebé” se destaca pela a criatividade e a cada ano vem inovando e mostrando o seu talento e competência sem sair da tradição e originalidade.
Com figurinos e mascara criativas na frente e atrás e o passo do beija flor dão uma característica específico encantado e contagiando a todos por onde passa. E levando em sua pisada forte o nome do seu município, Major Sales uma cidade do Alto Oeste Potiguar que se destaca pela sua rica Cultura dos Caboclos – Malhação de Judas.


Francisco de Assis Silva
Mestre bebé


 Por: Alcivan Alves