Jovem majorsalense é contemplada com Prêmio Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude.



Sobre o Edital
O Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude tem o objetivo de reconhecer e incentivar ações de comunicação para a cultura protagonizadas por jovens e que dão visibilidade a expressões da cultura brasileira. Também busca fomentar iniciativas que, por meio de processos de comunicação popular, ampliem o exercício dos direitos à liberdade de expressão cultural e à comunicação.
E nesta sexta-feira (19/12) O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgaram no Diário Oficial da União a relação das propostas premiadas no edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude. Foram contemplados, com o montante bruto de R$ 14 mil, 60 jovens entre 15 e 29 anos, que desenvolvem ações de comunicação para a cultura em suas comunidades.
A lista preliminar com os 60 premiados foi escolhida pela Comissão Julgadora do edital, que se reuniu durante dois dias no Rio de Janeiro, entre 297 propostas habilitadas. Para o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, um dos pontos altos do prêmio foi ter contemplado a diversidade cultural brasileira. "Premiamos jovens em 23 Estados do país. E uma grande alegria foi ver que, proporcionalmente, a Região Norte foi a que teve mais jovens vencedores", destacou. 


Sobre a Iniciativa
No Rio Grande do Norte foram premiados 03 jovens com iniciativas culturais: 01 de João Câmara com a faixa etária de 15 a 17 anos, 01 de Tenente Ananias com faixa etária de 18 a 24 anos e 01 de Major Sales, com a jovem Perpétua Simone da Silva na faixa etária de 25 a 29 anos com a iniciativa cultural: O vai e vem da Cultura que se constitui como uma ação de comunicação da diversidade da cultura popular através da circulação dos grupos de Rei de congo e Caboclos - Malhação de Judas e com essas expressões culturais ir formando novas plateia, são grupos folclóricos de raiz cultural familiar que passam de geração em geração sem perder a originalidade  folclórica tradicional e vão mantendo ativa a cultura viva, estimulando através de suas ações um grande diálogo criativo entre a produção cultural e o simbólico público dos jovens como sendo um momento de troca de experiências, de novidades, atualidades e muita cultura, proporcionando novos quadros de valores éticos para a sociedade.












Confira a lista dos 60 premiados AQUI

Fonte: MinC, Alcivan Alves